Historiando é um blog PARA e FEITO pelos estudantes do Colégio Japão e demais interessados.
quarta-feira, 11 de março de 2015
O Estado Islâmico e a destruição do patrimônio histórico
O Estado Islâmico (EI) tem-se destacado nos noticiários pela sua ação em favor da construção de um estado muçulmano radical e contra aqueles que entendem ser adversários do islã, desconsiderando as presenças de outras culturas e religiões.
Bandeira do EI do Magreb, norte da África.
Parece que nos últimos dias, além de perseguir aqueles que não concordam com suas posições - sejam muçulmanos de outras correntes ou não-muçulmanos - parece que o novo alvo do EI é o patrimônio histórico. O vídeo abaixo apresenta a destruição pelo radicais de estátuas de ídolos da cultura assíria, que existiu no atual Iraque a mais de 3 mil anos. A destruição destes vestígios são também um ataque a um pedaço da história, sob a alegação deste grupo de que não representvaam o islã ... O trabalho histórico é que acaba pagando...
Obs: O fundamentalismo religioso - a defesa de uma religião a partir de uma interpretação radical dos textos sagrados - não é uma exclusividade do islã: o link abaixo apresenta diversos grupos fundamentalistas tanto na religião judaica, como na cristã!
Mapa da região de atuação principal da EI, destacada em vermelho, entre o Iraque e a Síria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário