UA-71849655-1

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A Guerra Civil na Síria

mapa do Oriente Médio
Todos temos acompanhado a crise na Síria, país localizado em uma das regiões mais conturbadas do mundo, o Oriente Médio. Trata-se de uma situação causada por diversos fatores: o autoritarismo político do presidente sirio Bashar al-Assad, impedindo atividades de seus opositores; a política imperialista norte-americana e europeia naquela região, ao notarem na Síria um país estratégico na geografia do Oriente Médio para os seus interesses; e as questões regionais, principalmente o papel sírio como aliado palestino no conflito com o Estado de Israel.
Bashar al-Assad
Tal situação estourou em meio a Primavera Árabe, em 2011 e desde então, as forças do governo de al-Assad e os rebeldes opositores tem se enfrentado em uma luta armada, violenta, que tem causado uma tragédia humanitária sem precedentes na Síria, com muitas mortes e muitos refugiados, pessoas inocentes nesta briga.
Não bastasse isso, agora o presidente norte-americano Barack Obama ameaça intervir (invadir?) militarmente a Síria, o que não ajudaria em absolutamente nada na resolução da crise. Pelo contrário, causaria mais mortes, mais tragédias, ainda mais considerando a força militar estadunidense e o pouco cuidado destes em seus ataques, vitimando com frequência a população civil.
Fuga de sírios do país em guerra
Estejamos atento, então, ao que ocorre na Síria e lembremos sempre que não há mocinhos ou vilões: a situação é muito mais complexa e devemos buscar informações em diferentes fontes, para entendermos todos os lados deste conflito.
cena da guerra síria
Abaixo, um vídeo da ONU pedindo Basta a crise síria:




Nenhum comentário:

Postar um comentário