Corrida espacial: EUA X URSS |
Nesta reportagem do site G1 (clique aqui), feita em 2009 por ocasião dos 40 anos da viagem, o astrônomo Ronaldo Mourão explica esses mitos, dentre eles o caso da bandeira: segundo o astrônomo ela não estava tremulando de fato, mas sim, estava amassada! vejam o que ele diz:
Preste atenção nas imagens: a bandeira americana não está voando. Ela está amassada, por que estava guardada em algum canto do apertadíssimo módulo lunar. É possível perceber que não há variação nas “ondas” da bandeira, não importa qual foto se veja. “
Duas imagens da bandeira |
Ou seja, em todas as fotos ela aparece na mesma posição, com a mesma ondulação, o que demonstra que ela estava intacta, não estava se mexendo.
Outros pontos: a União Soviética não só reconheceu, como cooperou, em partes, com a viagem americana pois estava lançando uma sonda para a Lua também. Como havia o risco de choque entre a sonda e a Apollo 11 (nave americana), os dois rivais tiveram que entrar em contato para evitar a batida. O homem não retornou a lua devido ao "gelo" soviético quanto a viagem americana. Os russos ignoraram a viagem e passaram a investir recursos em outros projetos. Como rival não quis competir, os estadunidenses acabaram também direcionando suas pesquisas para outras áreas.
Enfim, deem uma lida na reportagem e também em outra, do mesmo site, que fala qual a situação atual das bandeiras (foram 6 bandeiras, não apenas uma) fincadas na Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário