UA-71849655-1

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sim, o homem foi à Lua

1969, auge da corrida espacial da Guerra Fria: o que um lado fazia, o outro tentava não apenas repetir, mas fazer melhor. Dentre as várias áreas em que Estados Unidos e União Soviética "guerrearam" foi na tecnologia espacial. A ida do homem à lua, projetada e concretizada pelos americanos, foi uma resposta aos avanços soviéticos na tecnologia, avanços que culminaram com a primeira viagem espacial tripulada por Yuri Gagarin, em 1961, um feito russo espetacular.
Corrida espacial: EUA X URSS
 No entanto, até hoje ouvimos questionamentos quanto a ida de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michel Collins. Será que estavam em um estúdio hollywoodiano? O que explica a bandeira americana tremulando em lugar que não tem atmosfera, logo, não tem ar? E as estrelas, porque não aprecem nas fotos? E porque o homem nunca mais voltou a lua?
Nesta reportagem do site G1 (clique aqui), feita em 2009 por ocasião dos 40 anos da viagem, o astrônomo Ronaldo Mourão explica esses mitos, dentre eles o caso da bandeira: segundo o astrônomo ela não estava tremulando de fato, mas sim, estava amassada! vejam o que ele diz:

Preste atenção nas imagens: a bandeira americana não está voando. Ela está amassada, por que estava guardada em algum canto do apertadíssimo módulo lunar. É possível perceber que não há variação nas “ondas” da bandeira, não importa qual foto se veja. “
Duas imagens da bandeira

Ou seja, em todas as fotos ela aparece na mesma posição, com a mesma ondulação, o que demonstra que ela estava intacta, não estava se mexendo.
Outros pontos: a União Soviética não só reconheceu, como cooperou, em partes, com a viagem americana pois estava lançando uma sonda para a Lua também. Como havia o risco de choque entre a sonda e a Apollo 11 (nave americana), os dois rivais tiveram que entrar em contato para evitar a batida. O homem não retornou a lua devido ao "gelo" soviético quanto a viagem americana. Os russos ignoraram a viagem e passaram a investir recursos em outros projetos. Como rival não quis competir, os estadunidenses acabaram também direcionando suas pesquisas para outras áreas.
Enfim, deem uma lida na reportagem e também em outra, do mesmo site, que fala qual a situação atual das bandeiras (foram 6 bandeiras, não apenas uma) fincadas na Lua.

Astrônomo desmente mitos de que homem não teria ido à Lua: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário