UA-71849655-1

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Quando o Gre-Nal ainda não era Gre-Nal

Povo,

Em semana de Gre-Nal, um pouco da história desses dois clubes e da construção dessa rivalidade histórica.
Palavras marcadas são links para outras páginas sobre o assunto destacado!

Centro de Porto Alegre nos 10 do século XX
Porto Alegre antes de Grêmio e Inter - O início do século XX marcou fortemente a influência dos imigrantes alemães e as formação de associações destes em que se reuniam, entre outras coisas, para os esportes, na capital gaúcha. Sob influência deles, começava-se se disseminar práticas esportivas como o remo, o turfe, o ciclismo, entre outros. Mas o futebol ainda era desconhecido dos porto-alegrenses...

O Rio Grande em Porto Alegre - em 1903, o Sport Club Rio Grande, clube de futebol da cidade do mesmo nome, fundado em 1900, foi convidado a fazer alguns jogos demonstrativos em Porto Alegre e causou frenesi entre os locais: a visita do clube rio-grandino influenciou a formação entre as associações germânicas de clubes de foot-ball. Sobre a primeira partida de futebol em Porto Alegre:
Primeiro foto do Grêmio, em 1903.

" (os jogadores do Rio Grande) jogaram durante duas horas para o deleite dos porto-alegrenses. (...)segundo o Correio do Povo, contou com um público de 5 mil pessoas. Na multidão encontravam-se muitas famílias da alta sociedade que se fizeram conduzir ao local em suas carruagens descobertas para melhor apreciar o espetáculo." (DAMO, p.62)

Grêmio e Fuss-Ball: a primeira rivalidade - O Grêmio e o Fuss-ball tiveram a mesma origem: foram fundados por imigrantes alemães, na mesma data - 15 de setembro de 1903 - e até 1909 foram os únicos clubes da cidade e se enfrentavam ao menos duas vezes por ano.

Primeiro distintivo colorado, 1909.
Novos clubes e o surgimento do Internacional - Reza a lenda que os irmãos Poppe, fundadores do Internacional, teriam tentado filiarem-se ao Grêmio e os membros gremistas teriam recusado, levando os jovens vindos de São Paulo a fundar o seu próprio clube. Verdade ou não, o fato é que os colorados surgiram e foram muito bem recebidos pelos gremistas, que os convidaram para realizar o primeiro match, encerrado com o escore de 10 a 0 para o Grêmio. De acordo com Damo, o surgimento do Internacional fora fundamental para o futebol gaúcho e o seu desenvolvimento. Os colorados sempre dispostos a quebrar a hegemonia gremista na cidade, e o Grêmio,  enfim, encontrava um adversário a altura.

Os negros na dupla Gre-Nal - Tanto um como outro só aceitaram negros muito depois das suas fundações. O Internacional, nos anos 30 e o Grêmio nos anos 50. É bom que se diga que o racismo no futebol não era uma exclusividade de Porto Alegre. Devido ao caráter elitista do futebol no seu início, raros clubes aceitavam "homens de cor". Raras exceções eram clubes fundados por indústrias ou comerciantes como os cariocas Bangu e Vasco da Gama ou o gaúcho Brasil de Pelotas.
André Catimba e a comemoração do Gauchão de 1977.
 1 a 0 e Grêmio campeão
No entanto, os negros souberam "driblar" tais restrições e formaram os seus próprios clubes de futebol e o seu campeonato, disputado a parte da Liga Municipal, que só tinham clubes "brancos". A Liga Nacional de Foot-Ball Porto-Alegrense, mais conhecida como a Liga dos Canelas Pretas era onde os negros conseguiam praticar o Football na nossa cidade.

BIBLIOGRAFIA:

DAMO, Arlei. Gremista ou Colorado. IN: Futebol e Identidade Social. Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2002.
JESUS, Gilmar. O futebol da canela preta: o negro e a modernidade em Porto Alegre.IN; Revista Anos 90, PPGH/UFRGS, n.11, 1999.

BOM GRENAL A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário